segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Captação!

Olá! Hoje vou falar de uma peça importante para uma guitarra, a captação.

Qual a função do captador da guitarra? A verdadeira função do captador é pegar o som, também conhecido como onda mecânica e transformar em onda elétrica. Existem vários tipos de captadores e cada tipo com uma qualidade sonora diferente. Eles se dividem em captadores ativos e captadores passivos; também quanto ao número de bobinas, captadores simples (single-coils), captadores duplos (humbuckings) ou quádruplos (quad-rail); e ainda podem ser qualificados pelo seu material magnético, em cerâmicos e de alnico;

Os captadores contem uma ou mais bobinas e dependem de magnetismo para o seu funcionamento... enrolados por um fio (coil) gerando assim um campo magnético que é perturbado pelas cordas ao vibrarem, essa perturbação no campo magnético gera impulso elétrico que depois, por meio de um alto-falante, é convertido em som.

Captadores ativos

Precisam de uma alimentação (energia elétrica) para funcionarem. Sons uniformes, previsíveis e pouca variedade de timbres. Por motivos de menor impedância captam uma interferência menor.

Captadores passivos

Não é necessário a alimentação elétrica para o seu funcionamento. Geram bastante integração com os materiais, de preferência a madeira da guitarra. Grande variedade de timbres e qualidades (dependendo da marca é claro). A maioria de alta impedância e captam interferências com facilidade.

Captadores cerâmicos

São os mais fáceis de serem achados no mercado pois são de mão de obra barata.

Captadores de Alnico

Aqueles captadores conhecidos como caros... Feitos com materiais de primeira selecionados para darem qualidade. Normalmente é superior aos cerâmicos. Os imãs dos núcleos são feitos de uma liga de Alumínio, Niquel e Cobalto. Existem diversos tipos de Alnico dependendo da percentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os Alnico II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage.

Captadores simples (single-coils)

Contem apenas uma bobina. São mais sensíveis às interferências que causam ruídos. É conhecido por ser um captador leve, muito usado, famoso por causa das guitarras Fender.


Captadores quad-rail

Contem quatro bobinas em um só corpo.

Captadores duplos (humbuckings ou humbuckers)

São de duas bobinas em uma só peça. As duas bobinas trabalham com polaridades inversas para uma eliminar parte do nível de ruído da outra. Essa interação também altera a resposta tonal do captador, o que lhe confere um som diferente daquele produzido por um captador single-coil. Em geral, o timbre resultante tende a ser mais cheio, vigoroso, macio e adocicado em comparação com os single-coils. Um exemplo do uso de captadores duplos é o timbre imortalizado pelas guitarras Gibson Les Paul.

Alguns captadores duplos apresentam a mesma aparência externa tradicional dos captadores simples, pois possuem as duas bobinas empilhadas, a exemplo dos modelos HS-2 e HS-3 da Dimazio e a série Noiseless da Fender.

As Captações que uso em uma de minhas guitarras é Seymour Duncan SH1('59) e SH4(JB) (H-H), tipo humbucker. Captadores bons tanto para som limpo quanto distorcido, ÓTIMOS para country, jazz, blues, funk, classic rock and heavy Metal.

Me dei super bem com eles.

Não sou de julgar a captação pelo material, é preciso testar o brinquedo antes de se falar qualquer bobagem, então, caso queira comprar captadores novos faça um teste para não se arrepender! A, uma coisa importante, o madeiramento da guitarra, pintura e etc podem interferir sim na sonoridade. Conselho... Busque ajuda de um BOM luthier.


4 comentários:

  1. Haha que legal isso aqui Reptile! Esses negócios de captação ativa era exatamente uma coisa de guitarra que eu nunca soube o que era mas tinha vergonha de perguntar porque ficaria muito exposta a minha noobice hahaha abração!

    ResponderExcluir
  2. E ae Marcóla! que legal saber que você gostou! caso tenha alguma duvida diga que farei o possível para esclarecer! e dicas também são super bem vindas! Abraços Mano!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este post! Parabens flávio.

    ResponderExcluir